sábado, 19 de março de 2011

Não deu. De novo! Pela última vez...

Pela última vez no ano, acho. A não ser que aconteça mais uma competiçãozinha mequetrefe da Federação Paulista, mas o campeonato que vale mesmo, acabou hoje pra mim, pois domingo que vem tenho o aniversário de um dos meus melhores amigos e vou ter que faltar ao jogo contra o Red Bull. Bom, aqueles que não perdem nenhuma oportunidade de fazer alusões ao meu pé frio podem considerar isso auspicioso, se servir de consolo.

Hoje o São Bento jogou contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, time contra o qual tivemos nossa única vitória fora de casa no primeiro turno e que me deixou muito intrigado pelo fato de ter uma torcida! Ou melhor dizendo, pessoas no local destinado a eles, manifestando interesse na vitória, se preferir, pois nada pode me explicar como alguém torce pro Palmeiras B!!! E não me venha dizer que são Palmeirenses, pois isso seria tão escroto quanto se orgulhar pela Bruna Surfistinha ser de Sorocaba ou bater no peito pra dizer que a coxinha da Real é a melhor do mundo! EU SOU PALMEIRENSE e a existência desse time b conta com o meu solene desprezo, na falta de definição melhor. Fato é que tinha gente lá...

E logo no início do jogo, eu me lembrei de leve porque ando tão ausente de estádios de futebol: por causa dos filhos da puta que frequentam!!! Na minha frente, 4 folgadões em pé, conversando. Começa o jogo, nada deles sentarem. Vou até eles, que estavam vestidos igual gente, sem farda de torcida organizada ou algo nesse sentido, e perguntei se eles pretendiam assistir ao jogo em pé. A resposta já me preocupou:

- Nóis vai, sim!

Não dá pra tentar argumentar ou manter qualquer tipo de relacionamento com alguém assim, mudei o tom de voz e perguntei se as pessoas que estavam sentadas atrás deveriam se foder:

- Óia, o jogo tá passano na televisão, qué sussego fica em casa, e ó, vai pra lá que é mió...

Eu fiquei olhando... aqueles 4, tudo tripa, na arquibancada, dava fácil pra arrebentar os 4 ali, rapidinho, arquibancada abaixo, não tinha erro. E foi o primeiro jogo sem o Duda, o que me impedia? "Exame de vida pregressa e conduta social", tem essa fase no concurso, e acho que não pegaria bem se isso aparecesse na minha vida pregressa. Aceitei o conselho do celerado sem apreço pela língua portuguesa e fui "pra lá", pensando em como a lógica dessas pessoas é formidável: Quer sossego, fica em casa! Eu não posso ir ao estádio de futebol, a menos que me comporte como um troglodita sem a menor noção de condutas sociais, certo? E a minha única exigênciazinha era assistir ao jogo sentado. "Ah, lugar de assistir sentado é numerada", é o caralho! Sei que tem um monte de gente que é contra a elitização dos estádios, que está tirando o verdadeiro torcedor dos estádios, mas se o verdadeiro torcedor é ISSO AÍ, quero que a elitização chegue o quanto antes! Porque, se o cara tem toda essa ânsia de assistir ao jogo de pé, que vá para o meio do furdúncio, na organizada, e não num setor do estádio onde TODO MUNDO MENOS ELES 4 estão sentados!

Será que é essa a tal "cultura de arquibancada"? Pra mim, é simplesmente falta de educação mesmo, um produto tão brasileiro quanto a capoeira, o carnaval, o samba e o cafézinho (em todos os sentidos). A pessoa não tem educação, no nível mais básico, e tenta submeter os outros ao seu mundo. É claro que é muito triste, ninguém vai ao estádio de futebol pra ficar nervoso, se sentir ameaçado, ter menos direito que o outro que pagou o mesmo tanto que você pela mesma coisa, e não poder fazer nada!

Tudo isso tirou uns 85% do meu astral, num dia em que eu me programei para, pela primeira vez, fazer tudo como manda o figurino: chegar antes dos times entrarem em campo, coisa fundamental que ainda não tinha experimentado! Depois, durante 90 minutos, voltamos a expor nossa ruindade daquele modo costumeiro, sem nunca dar à torcida alguma esperança de poder vencer o jogo. E com 10 minutos, já veio o primeiro comentário de que o empate era vantajoso. Levamos um gol, tivemos um jogador expulso tolamente, depois um palmeirasbesense conseguiu a mesma coisa, com maior estupidez e já no final, quando atacávamos de forma destrambelhada, levamos o segundo, com requintes de crueldade, pois houve falha do Henal, nosso goleiro...

Eu ia dizer que o Henal é o "xodó da torcida", mas não é o caso, pois pra mim, "xodó" é algo mais ligado àquela ideia de filho drogado e vagabundo, cretino, facínora e manipulador, mas que mesmo assim, é o preferidinho da mamãe. O Henal é o único jogador digno em todo o elenco, e isso ficou claro em sua reação contrita após o gol que sofreu. Que os jogadores estejam preocupados com os salários atrasados é um direito legítimo deles, mas o único que me parece também estar preocupado com o São Bento é o Henal, que teve o nome gritado ao final do jogo, mas que, de forma humilde e honesta, dirigiu-se cabisbaixo ao vestiário, talvez sentindo-se indigno daquela homenagem!

A probabilidade do São Bento estar na Terceira Divisão no ano que vem tornou-se bem grande, mas longe de ser insuportável. Tudo bem que o que venha por aí seja Batatais, Força, SAAD ou a Desgraça de Limeira, pouco importa! Com o Bento onde o Bento estiver, refrão do Gremista Lupcínio para o nosso time Blue, que merece o bom lamento de um Blues, pra ver se alguma beleza surge dessa tristeza toda!

3 comentários:

Thiago Dias disse...

Acho que a melhor estratégia está no alemão. Grande parte dos estádios tem um divisão. O lugar onde podem ficar os malucos - organizada, em pé, pulando, dançando e entoando as canções - e o lugar pra quem quer ficar sussegado e levantar quando for um gol ou quase gol, ou pra dirigir algumas palavras de elogio ao mediador.

Thiago Dias disse...

kkkkkkk. Puta que pariu. Agora que eu entendi o aurofdeblu.

Clint McGuinness disse...

Me diga, o que acontece com o Ricardinho?
Quando ninguém mais espera, aparece outra polêmica em torno do cara... Esse aí é lobo em pele de cordeiro, moçada. Leia mais em: http://www.canetada.com.br/2011/04/05/o-que-acontece-com-ricardinho/