quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ganhamos a primeira!!!



Sorocaba, 19/01/11 - São Bento 2 x 1 Rio Branco

Ganhamos a primeira! E é o que importa! Sim, eu sei que o futebol arte e o espetáculo blá blá blá blá Whiskas Sachê, mas no final das contas, o que vale são os 3 pontos, sempre! E olha que foi sofrido... Mas antes que você me corrija, eu sei que esse foi o nosso segundo jogo no Campeonato, quando eu digo que vencemos a primeira, me refiro ao meu plano estratégico: temos 9 jogos em casa na primeira fase, e precisamos ganhar as 9. Simples. Por isso, perder pro Guarani em Campinas tinha que estar na contabilidade, assim como a vitória de hoje sobre o Rio Branco, em casa.

Análises táticas, técnicas e quetais, perderão em importância para o fato de hoje ter sido a estreia do Duda em estádios de futebol. E ele foi bem, ao contrário do São Bento! Mas o cenário, como um todo, ajudou bastante. O estádio estava relativamente cheio, mas gostaria de entender a solércia de quem decide que METADE do estádio precisa ser reservada para 14 integrantes da torcida visitante. Isso proporciona a impressão de um estádio cheio, por outro lado, faz com que você veja um enorme vazio de concreto do outro lado. Eu não me importaria em assistir do lado de lá, mas hoje, foi legal ver o Duda compreendendo o conceito de GOL no estádio, a dinâmica de se levantar, vibrar... no primeiro gol ele se assustou, mas no segundo, já parecia completamente à vontade! Mais a vontade ainda quando um jogador fez mais uma de inúmeras cagadas e ele não se fez de rogado: BURRO! - Gritou corretamente.

Uma coisa que me constrangeu foi o amendoim. Aquele tradicional, roots, com a casca, que você tem que quebrar e mandar pra dentro. Acontece que, quando eu me envolvia com isso, não havia essa consciência social em torno de sujeira, e fiquei bem encanado em proceder como antigamente: transformar o chão embaixo de mim numa pocilga, com casca de amendoim numa abundância irritante.

O time, em si, é horroroso! Pelo menos foi essa a impressão que me passou, mas confesso que isso ainda não foi suficiente para me demover da intenção de comparecer às 9 partidas da primeira fase. Sei que é início de temporada e a tendência é evoluir, mas não foi bem o que eu senti. Pra começo de conversa, o pior jogador do time, o 6, é um lateral esquerdo destro que não consegue executar nenhum movimento futebolístico com a perna esquerda. E o que é pior: é o capitão do time! O 2 é igualmente ruim, e quando foi substituído, pensei em como deve ser a vida do rapaz que entrou, ou seja, é reserva do 2, horrível! Sugerimos que ele seja o titular no jogo que vem, mas os jogadores me pareceram tão iguais que, qualquer que seja o cidadão envergando a camisa 2 no próximo jogo, não vai me passar a impressão de que houve ou não a mudança.

O 9 é bem rápido e se movimenta bem, mas a bola o atrapalha um pouco. O 11 tem as características do Rincón e do Asprilla. No caso, junta as piores características dos dois, sem absolutamente nenhuma das qualidades. O 8, que deveria ser o cara a organizar, com elegância e inteligência, as jogadas, acertou o primeiro passe lá pelos 15 minutos do segundo tempo. E o 10 fez os dois gols. O primeiro, digno de uma cena dos Trapalhões, basta dizer que o becão adversário fez um corta luz para o nosso atacante, que errou o passe, sobrando pro 10, que errou o chute, mas o goleiro falhou e a bola sobrou pra ele em frente ao gol vazio. Sei que a lógica dos acontecimentos seria ele errar o gol, mas a bola entrou. Tive que interromper a gargalhada pra comemorar, depois acudir o Duda que não tava entendendo nada. O segundo gol foi bem mais normal: o 9 acertou um cruzamento sabe-se Deus como, o 10 cabeceou devagar e o goleiro demorou uma eternidade pra ir na bola, que entrou no ângulo. 2 x 0, o Duda levantou e comemorou, totalmente familiarizado com o ambiente!

No segundo tempo, levamos uma bola na trave no início, mas voltamos melhor. Até fizemos uma jogada, que o goleiro defendeu milagrosamente. Depois, o Rio Branco foi melhorando e diminuiu, mas eu confesso que isso não era o que mais me preocupava, e sim, aquelas terríveis nuvens negras sobre nossas cabeças, cabeças essas que decidiram ir de arquibancada descoberta, ou seja...

Não choveu, o jogo terminou e a gente venceu. Paramos pra tomar uma cerveja e o Duda ligou pra contar pra Laura como foi. Pus ele pra dormir, que ainda perguntou: "Pai, quando a gente vai no estádio ver o São Bento de novo?". Valeu a pena. Meu pai, onde quer que ele esteja, adoraria ver a gente saindo do estádio, o Duda nos meus ombros...

5 comentários:

Riccardo Joss disse...

Emocionate!

Unknown disse...

foi muito booom...

Tio Randas disse...

Foi mesmo! Muito bom e emocionante, como disse o Joss!!!

O Duda acordou hoje e contou pra todo mundo, muito louco: "fui no estádio, e o São Bento ganhou, e eu gritei gol, e gritei BURRO, e tinha batuque, e fui com meu pai, o tio tis e o maurão, e a gente foi tomar uma chevezinha..."

É nóis!

Riccardo Joss disse...

A pergunta que não quer calar: dia 19 de março, a família Randall torcerá pra quem no épico São Bento x Palmeiras B?

Tio Randas disse...

São Bento, lógico! Palmeiras B? Que conversa é essa...